sexta-feira, 9 de maio de 2008

O ambientalista


Aqui há uns tempos, falando em plena Assembleia Municipal de Viseu, Fernando Ruas incitou a população a “correr à pedrada” os inspectores do Ministério do Ambiente que ousassem importunar os viseenses.

Hoje, vestindo o fato de Presidente da Associação de Municípios, Fernando Ruas manifesta-se indignado com as medidas preventivas decretadas pelo Governo para impedir um holocausto urbanístico em volta do futuro aeroporto de Alcochete.

Aquele que é também conhecido como o “Saddam das Beiras” volta a revelar a sua forte consciência ambiental.

É evidente que o ministro Mário Lino meteu, uma vez mais, os pés pelas mãos, decretando as medidas preventivas sem esperar pelo parecer dos municípios.

Porém, o que verdadeiramente inquieta os autarcas e o distinto presidente do seu sindicato não é a forma como o governo decretou as medidas preventivas, mas sim a sua própria existência.

Ganho o aeroporto, os municípios da região preparavam-se para alcatroar e cimentar as herdades situadas em redor do campo de tiro. Qualquer medida preventiva virá portanto “obstaculijar o dejembolbimento”, como dirá Fernando Ruas.

Mas não se inquietem. Tenho a certeza que a decisão do governo deixará uma porta aberta para que a selvajaria do costume despedace mais uma parcela do nosso território.

É preciso é ter calma. E açaimar os construtores civis.

João Castanheira

Sem comentários: