terça-feira, 15 de julho de 2008

Inversão de valores

Não posso fumar na discoteca. Mas posso drogar-me na cadeia.

A ASAE persegue-me por ser fumador. O IDT ensina os meus filhos a injectarem-se.

Tenho que esperar três anos para ser operado às cataratas. Mas, se lhe der para isso, a minha mulher pode abortar de urgência num hospital público.

Pela minha operação às cataratas, pagarei uma taxa moderadora. Já o aborto livre está isento de qualquer taxa.

Se o meu filho for às aulas e se aplicar a fundo vai conseguir passar de ano. Se não puser os pés na escola passa na mesma. Caso nem sequer se tenha inscrito, pode sempre obter o diploma do 12º ano numa entrevista das Novas Oportunidades.

Se eu deixar de trabalhar e montar uma barraca, recebo o rendimento mínimo garantido e uma casa de graça. Mas se me esfolar a trabalhar para pagar o apartamento que comprei, pago 42% de IRS, 11% para a Segurança Social, mais o IMT, o IMI, o imposto de selo e os juros bancários galopantes.

Se montar um negócio de pequeno tráfico e tiver cuidado com a quantidade de droga que transporto, o mais certo é que não me aconteça nada. Mas se abrir uma fábrica de produção artesanal de amêndoas de Portalegre, a ASAE acaba-me com o negócio.

João Castanheira

Sem comentários: