quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

A manjedoura do Estado


No prazo de uma semana, o país assistiu estupefacto a uma sinistra pirueta, que permitirá salvar da falência o Banco Privado Português, mediante a concessão de uma garantia do Estado.

Em risco estavam as fortunas de um punhado de investidores influentes e muito ricos, que os remediados se arriscam a ter que pagar.

Há dias, o Ministro das Finanças afirmava solenemente que “No Banco Privado Português não há uma questão de natureza sistémica, dado o peso pouco significativo de depositantes que tem”. Dito de outro modo, se o banco tivesse que cair, cairia.

Uma semana depois, o Banco de Portugal vem em comunicado afirmar que “em virtude dos riscos de contágio que aquela situação potencialmente comporta, foi possível obter a concordância de outras instituições de crédito para prestar apoio financeiro ao BPP e que, para viabilizar esse apoio, foi concedida uma garantia do Estado”. Afinal, o banco não pode cair.

Curiosamente, o Banco de Portugal avalia os activos do BPP em 672 milhões. Mas esses activos não convencem o sindicato bancário salvador, que para conceder um empréstimo de 450 milhões de euros exigiu uma garantia do próprio Estado. Assim, se o BPP não pagar a conta, os contribuintes pagarão.

Está criada uma nova regra na economia portuguesa: a partir de agora, ao contrário de todas as outras empresas, os bancos não abrem falência. Por mais incompetente que seja a gestão e por mais aventureiros que sejam os investimentos, a mão salvadora do Estado e o bolso dos esfarrapados contribuintes cá estarão para amparar a queda. Mas que belo exemplo.

Como muitos pequenos investidores anónimos – que não vão ser ajudados pelo Estado – o Dr. João Rendeiro comprou acções do BCP a 3,20 €, cinco vezes o seu valor actual. E que culpa temos nós disso?

A rapaziada passou anos a abafar os lucros, mas quando chegou a hora de assumir os prejuízos corre com o rabo entre as pernas para a manjedoura do Estado. Somos um país de merda. E um país de merda só poderia ter investidores de merda.

Sobre o governo e o alegado regulador, é melhor nem falar.

João Castanheira

Sem comentários: