quinta-feira, 5 de março de 2009

Selvajaria


A moradia situada no n.º 28 da Rua de Alcolena, no Restelo, é uma notável referência da arquitectura modernista em Portugal.

Construída em 1956, segundo projecto do arquitecto António Varela, a moradia integra vários painéis de azulejos da autoria de Almada Negreiros e diversos outros elementos que a tornam uma construção única e admirável.

Qualquer português dotado de uma cultura mediana preservaria a moradia como uma verdadeira jóia. Julgo que até uma família de símios perceberia a importância da construção e teria orgulho em recuperá-la. Viver num local assim é um privilégio a que poucos homens podem aspirar.

Acontece que a moradia foi comprada pelos filhos do construtor civil Vítor Santos – o famoso Bibi do Benfica – o que é uma fatalidade capaz de arrastar para o apocalipse a mais preciosa obra de arte. Não tardou a que desse entrada na Câmara de Lisboa um projecto de demolição, ao que se seguiu a transformação de uma parte dos painéis de Almada Negreiros em entulho.

Quem sai aos seus não degenera.

Diga-se que a moradia está incluída na Zona Especial de Protecção de um Monumento Nacional, pelo que as obras são ilegais.

Bibi ficou famoso quando, aqui há uns anos, se gabou publicamente de declarar o ordenado mínimo, apesar de ser um dos maiores milionários de Lisboa. Nos Estados Unidos seria preso e no norte da Europa seria consumido pela vergonha. Em Portugal, houve quem lhe batesse palmas.

De acordo com a lista divulgada pelo Ministério das Finanças, Bibi é um dos portugueses que mais dinheiro deve ao fisco. Apesar das suas empresas de construção civil e promoção imobiliária prosperarem.
.
Estamos agora na fase do ataque ao património nacional, a troco de mais umas malas de dinheiro.

Disgusting...

João Castanheira

Sem comentários: