segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Bandalheira

Depois do fim das reprovações por faltas no ensino básico e secundário, imagina-se que em breve será decretada a proibição total do chumbo no nosso sistema de ensino. Esta medida visionária guindará Portugal ao topo das estatísticas mundiais do sucesso escolar, ainda que a nossa massa estudantil caminhe a passos largos para se transformar numa imensa mole de ignorantes e iletrados.

Para o Estado, deixou de existir diferença entre um aluno assíduo e aplicado e um desgraçado que passe fugazmente pela escola, com o objectivo de fumar um charro ou insultar um professor. Para o sistema, são dois jovens em pé de igualdade.

Mérito, esforço, dedicação, rigor, exigência, o que é isso? Está definitivamente instalada a bandalheira no nosso sistema de ensino.

Temo que, a prazo, a concepção socialista da educação nos empurre para um novo modelo de escola. Uma escola-tipo constituída por um grande complexo tecnológico, seja lá o que isso for, acompanhado por uma ou duas salas de aula, ginásio e sala de chuto.

Entretanto, professor que se atreva a reprovar um aluno verá provavelmente ser-lhe instaurado um processo disciplinar. É que as boas estatísticas são um assunto de interesse nacional, ainda que conseguidas à custa da destruição do nosso já precário sistema de ensino público.

E que ninguém diga que os decisores políticos, que tão bem governam, tudo fazem para se manter longe do projecto de escola que estão a criar, inscrevendo os seus filhos nos melhores colégios privados do país. Alguém está a insinuar que o facilitismo é bom mas é para os filhos dos outros? Vejam lá se é preciso chamar a autoridade!
J
João Castanheira

Sem comentários: