
Para o Estado, deixou de existir diferença entre um aluno assíduo e aplicado e um desgraçado que passe fugazmente pela escola, com o objectivo de fumar um charro ou insultar um professor. Para o sistema, são dois jovens em pé de igualdade.
Mérito, esforço, dedicação, rigor, exigência, o que é isso? Está definitivamente instalada a bandalheira no nosso sistema de ensino.
Temo que, a prazo, a concepção socialista da educação nos empurre para um novo modelo de escola. Uma escola-tipo constituída por um grande complexo tecnológico, seja lá o que isso for, acompanhado por uma ou duas salas de aula, ginásio e sala de chuto.
Entretanto, professor que se atreva a reprovar um aluno verá provavelmente ser-lhe instaurado um processo disciplinar. É que as boas estatísticas são um assunto de interesse nacional, ainda que conseguidas à custa da destruição do nosso já precário sistema de ensino público.
E que ninguém diga que os decisores políticos, que tão bem governam, tudo fazem para se manter longe do projecto de escola que estão a criar, inscrevendo os seus filhos nos melhores colégios privados do país. Alguém está a insinuar que o facilitismo é bom mas é para os filhos dos outros? Vejam lá se é preciso chamar a autoridade!
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João Castanheira
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