terça-feira, 30 de outubro de 2007

O Catita

Este Sr. Professor Moreira é aquilo a que eu chamo um catita. Um tipo estilo bacano com ar porreiro e atitude simpática mas que em boa verdade meu deus… E isto porquê? Segundo ele há uma teoria que facilmente explica esta coisa incrível de haver mais escolas privadas que públicas no topo do mal fadado ranking de escolas. É a origem dos garotos, senhor, essa hedionda origem, que tudo marca e tudo define.

Eu, que sou dado ao respeitinho e nunca questiono essa magnífica autoridade de um notável lente da cidade do Mondego, às vezes e confesso que em desespero, atinjo um ponto em que me pergunto, mas que mal fizemos para merecer estas sumidades? Então mas será que pelos séculos fora nunca nenhuma menina ou menino singraram por via desse anátema social que é a sua origem? E será que se oferecêssemos um cheque a uma família de recursos limitados para que esta pudesse escolher livremente a escola dos seus filhos ela recusaria? Pois é, nem respondo, deixo à consideração geral. É que de facto a qualidade pedagógica, o rigor, os métodos e as práticas e uma coisa tão etérea como a autoridade – sacrilégio - são meros e irrelevantes detalhes, o que verdadeiramente determina, Professor dixit, é a condição senhores, é a condição.

Mas pronto, o Professor lá debita as suas teorias e eu que até as vou lendo, nunca concordo com elas (ah, mentira, ouve uma, há muito, muito tempo com que concordei, uma sobre o regime florestal em Portugal), mas que ele é um catita, lá isso é.

Luís Manuel Guarita

Sem comentários: