quinta-feira, 18 de setembro de 2008

A globalização somos nós!

.
Ontem, num texto notável escrito nas páginas do Público, Rui Ramos demonstrava o quanto muito do que hoje em dia se está a passar no mundo financeiro se deve à democratização do acesso, pelas famílias, a recursos financeiros inimagináveis até há bem pouco tempo que, por via do crédito fácil, mas sobretudo barato, lhes proporcionou a possibilidade de obterem bens e serviços a que, em condições diferentes, jamais teriam acesso. Mas não se tratou apenas de obter esses bens e serviços, tratou-se, igualmente, de manter, através desse crédito, níveis de vida por vezes incompatíveis com os rendimentos de que efectivamente dispunham. E foi aí que a bolha começou a esvaziar.

Este simples facto é, nas suas múltiplas dimensões e como tão claramente nos explica Rui Ramos, a verdadeira face da globalização. Por muito que grupos e grupelhos por esse mundo fora gritem à frente de um microfone ou câmara de televisão os chavões do momento contra o papão da globalização e os seus demónios na forma de multinacionais que tudo exploram e tudo submergem aos seus interesses, foram também esses mesmos papões e demónios que permitiram a manutenção e até elevação da qualidade de vida de muitos dos que, pelos fóruns do mundo, vociferam o seu ódio contra o planeta global.

Mas a verdade é esta, a globalização somos nós. Sem ela, o mundo poderia não ser o mesmo, mas seria, sem dúvida, um mundo pior.

Luís Isidro Guarita

Sem comentários: