quarta-feira, 5 de novembro de 2008

E agora?


Esta noite fez-se história.

É óbvio que a eleição de Barak Obama há-de ser recordada como um episódio maior na história dos Estados Unidos e do mundo.

Em boa verdade, o senador do Ilinóis era, nas actuais circunstâncias, praticamente imbatível. Daí que o desastre que foi a escolha de Sarah Palin tenha apenas contribuído para confirmar o desaire republicano.

Mas no dia seguinte, interessa reflectir sobre algumas das consequências da vitória de Obama. Em particular sobre os problemas com que a esquerda terá a partir de agora que lidar. Pense-se, por exemplo, nas seguintes questões:

Com Bush fora da Casa Branca, para onde irá virar-se o visceral ódio anti-americano que tem alimentado ideologicamente a esquerda um pouco por todo o mundo?

E com Barak Obama ao leme, o que fazer para evitar que as elevadíssimas expectativas criadas degenerem em frustração e desencanto?

Se pudesse votar e se não existisse uma coisa chamada Sarah Palin, eu teria votado em John McCain. Mas a verdade é que Obama encheu o mundo de esperança e isso é, no actual contexto, uma das melhores coisas que nos podiam ter acontecido.

O dinheiro pode estar a deslocar-se a grande velocidade para oriente. Mas a democracia, a liberdade e a esperança continuam onde sempre estiveram.

Deus abençoe a América.

João Castanheira

1 comentário:

Anónimo disse...

Penso que o Obama pode ser considerado como uma "lufada de ar fresco" para a moral dos norte americanos!

Com toda este crise financeira que se instalou um pouco por toda a parte, era preciso acontecer "um milagre", algo que nos fizesse esquecer estes últimos tempos de "terror de mercado".

Agora a grande dúvida é: " Será que Obama é apenas um bom orador, ou também será um bem Governador?"

Vamos esperar para ver...